quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Veja dicas para um final de ano mais sustentável

Consuma diferente, evitando exageros e desperdícios; prefira produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis



No Natal deste ano, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas do comércio devem subir 12%, na comparação com o Natal passado.
“O setor deve movimentar R$ 102 bilhões, entre pagamentos de dívidas e novas compras no comércio”, afirmou Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
“A questão é que na sociedade atual predomina um estilo de vida baseado no aumento constante da produção e consumo exagerados de bens e serviços facilmente descartáveis e rapidamente substituídos por modelos cada vez mais sofisticados. Nosso desafio é fazer a transição para uma sociedade sustentável”, explica Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu.

Adotar práticas de consumo consciente não significa parar de consumir, mas consumir menos e diferente. Por isso, o Akatu apresenta algumas dicas que podem contribuir para um final do ano mais sustentável:

Planejamento

- Antes de decidir o que comprar, estipule um valor limite a ser gasto. Ele deve estar de acordo com as possibilidades financeiras da família e todos os membros devem se submeter ao orçamento estipulado, sem privilégios para ninguém.
- Não deixe de lado a tradicional listinha de compras e procure fazer com que tudo caiba dentro do orçamento traçado. Lembre-se de que, em média, no Brasil, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo. Em um ano, cada família acumula um desperdício de 255,5 kg de comida no lixo. Portanto, é importantíssimo que sua festa não aumente ainda mais este desperdício.
- Pesquise os preços. Comparar os valores dos produtos também é consumir com consciência. Em cidades como São Paulo, eles chegam a variar até mais de 100% para a compra de um mesmo produto.

Compras
- Deslocamento. Dê preferência para o comércio local, perto de sua casa ou trabalho, e vá a pé, se possível, ou de carona. Assim você emite menos gás carbônico e causa menor impacto ambiental.
- Troque gasolina por álcool. A preparação de festa exige muitas ida e vindas às compras, portanto, se for usar o carro, a simples troca de combustível do carro já reduz a emissão de gases de efeito estufa. Um carro com motor 2.0 a álcool emite metade do CO2 de um de mesmo motor a gasolina. Não deixe de planejar suas compras para buscar tudo no menor número possível de deslocamentos.
- Avalie bem quando comprar a prazo. Fazer compra parcelada com juros sai caro e é sempre um risco. Não olhe apenas a prestação, mas o preço final parcelado. Muitas vezes, com o valor final daria para comprar até três do mesmo produto. Isso quer dizer que você vai trabalhar muito mais para comprar a mesma coisa. Só parcele ou tome emprestado se você realmente precisar;
- Evite ir às compras com fome. É uma combinação que pode levar ao desperdício porque o consumidor confunde o momento da compra com o da refeição que está fazendo falta naquele momento e acaba comprando o que não necessariamente precisa;
- Atenção para os trocos. Muitas vezes, na correria das compras, os trocos, em moedas, ficam para trás. Mas veja que, se desde o nascimento de uma criança, um pai guardar um real por dia e colocar todo mês na poupança, quando esse filho completar 20 anos, ele terá acumulado R$ 16.000 reais, uma bela ajuda para pagar a faculdade.

 Saiba de quem está comprando
- Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis
Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar. Valorize as que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental.

- Escolha fornecedores responsáveis. O setor de serviços de entretenimento, lazer e eventos registra muita informalidade e relações precárias de trabalho. Só um exemplo: você já notou que há poucas grávidas trabalhando em festas e eventos (da recepção à limpeza)? Muitas empresas mantêm as pessoas que prestam serviços em festas, apesar da regularidade quase diária, com contratos precários, bicos ou free lancers. Como não há relações trabalhistas formais, a pessoa quando adoece não recebe e, se ficar grávida, é demitida. Portanto prefira, bufês, clubes, serviços em geral que pratiquem de verdade a Responsabilidade Social, que muitas vezes alegam em suas propagandas. Ter responsabilidade social é respeitar as leis trabalhistas do país entre outros valores e práticas.

Festa- Ao produzir a festa ou procurar presentes, evite produtos piratas ou contrabandeados. Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você pode estar contribuindo com o crime organizado e com o consequente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.

Cuidado com enfeites e utensílios. Evite embalagens e, se não for possível, dê preferência a papéis e embalagens recicláveis. Reutilize materiais de festas passadas. Ao final, guarde o que for possível e recicle o restante.
- Prefira louças duráveis como copo de vidro, talheres de metal. Na necessidade de usar utensílios descartáveis (copos, talheres, pratos...) prefira sempre os recicláveis e reutilizáveis;

- Decore conscientemente. Se possível opte por enfeites naturais – pequenas árvores, arranjos – plantados em um vaso. As pessoas podem levar para manter em casa, plantar em seus jardins. Na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais reciclados e recicláveis.

- Pense na próxima festa. Guarde os enfeites com cuidado e os reutilize em outras festas ou repasse para familiares e amigos nos próximos eventos.

- Energia. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir.

Presentes
- Dispense os pacotes para presente. Sugira aos convidados que os presentes venham sem embrulhos enfeitados, que gastam muito papel, fita, laço e plástico. Pacotes de presente devem desaparecer na transição para a sociedade sustentável, comece a mudança na sua festa. Inicialmente pode até parecer estranho, mas será um bom exemplo. Quem sabe seus parentes e amigos não começam a fazer igual nas próximas...

- Faça doações. Você também pode doar seus presentes para ONGs e entidades de ação social. Avisar aos convidados que em vez de presente deve depositar o valor correspondente na conta da entidade. Dar em dinheiro é sempre melhor, porque evita o consumo desnecessário e ainda oferece à entidade a chance de comprar o que ela realmente precisa.

- Peça nota fiscal. O valor do imposto já está embutido no preço do produto ou serviço. Se você não pedir a nota fiscal, sua compra pode não ser registrada e entra no famigerado caixa dois; nesse caso, o fornecedor embolsa o imposto que serviria para bancar educação, saúde, segurança, coleta de lixo e tantos outros serviços públicos.

Ceia e festa da virada
- Mesa farta, mas consciente. Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício.
- Se possível, evite garrafas e copos plásticos. Se não for possível, separe tudo, tudo mesmo, para a reciclagem.

- Coma mais natural. Inclua vegetais frescos e produtos naturais no cardápio. Alimentos industrializados são muitas vezes mais caros e gastam mais água e energia para serem produzidos. Além de conterem mais sódio, gorduras saturadas e gorduras trans.
- Reaproveite cascas e talos de alimentos. Eles têm alto valor nutritivo e servem de base para fazer diferentes pratos;
- Água. Na hora de lavar a louça evite desperdício. Deixe os utensílios de molho em uma bacia com um pouco de detergente biodegradável, isso irá facilitar o trabalho e economizará água. Nunca deixe a torneira aberta enquanto esfrega a louça; 
- Dissemine o consumo consciente. Durante as festas, aproveite a reunião para disseminar informalmente o consumo consciente entre seus amigos. Converse, aponte os motivos de suas escolhas nesta festa. Seu exemplo vai inspirar seus convidados a fazer o mesmo. Se não o mesmo, pelo menos algumas iniciativas. É o começo da conscientização e da mobilização;

- Para cada churrasco plante uma árvore. Para produzir apenas um quilo de carne são emitidos 3,7 kg de CO2. Um churrasco para cem pessoas vai emitir, só na produção da carne, 185 quilos de CO2, equivalente ao que um árvore da Mata Atlântica sequestra durante seu crescimento em 37 anos. Isso sem contar transporte, carvão, bebidas, pratos, copos, talheres e o lixo produzido no final;
- Recicle as latinhas de alumínio. Ao reciclar as latinhas de alumínio que consome por ano, cada brasileiro, em média, contribui evitando a emissão de 78 g de CO2. Isso significa que só a população de São Paulo, reciclando tudo, poderia contribuir com 858 toneladas a menos de CO2 na atmosfera. Equivalente a 4.500 árvores da Mata Atlântica.
E tenha um Natal farto de afeto e de boas emoções, aproveitando para uma boa reflexão sobre o ano que passou e sobre o que é realmente importante para você no ano de 2011, para que seja mais harmônico do ponto de vista do seu contato com a família, com os amigos, e com a sua própria espiritualidade.

Boas festas!
Fonte: Akatu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário